Um blog simples, mas rico em conteúdo, para elevo espiritual dos servos do Senhor Jesus Cristo.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fim dos Tempos



E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. Romanos 13.11

sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2º Pedro 3. 3ao13


“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos... (2º Timóteo 3.1)”.

A palavra tempo de acordo com o dicionário vem do latim tempus, pela forma tempos, que foi sentida como um plural português de que se tiraria um singular, e sendo um substantivo masculino significa entre outras coisas: A sucessão dos anos, dos dias, das horas, etc., que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro; Momento ou ocasião apropriada (ou disponível) para que uma coisa se realize; Época; As condições meteorológicas; Estação, quadra; Certo período visto do ângulo daquele que fala, com quem se fala, ou de quem se fala; etc...

Desde a nossa concepção até á nossa morte, não há outro jeito, todos nós estamos sujeitos ao tempo e as condições temporárias em que vivemos. Como escreveu o sábio Salomão no capítulo 3 de Eclesiastes: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou. Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade. Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”.


- “Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade”.

O versículo tomado como tema deste artigo faz parte da última carta escrita pelo Apóstolo Paulo, conhecida por muitos como segunda epístola pastoral à Timóteo (jovem pastor) que residia em Éfeso. A perseguição contra os cristãos, pelo imperador Nero estava severa por demais, Paulo estava preso em Roma, mas tinha ciência que o tempo da sua partida estava próximo (2º Timóteo 4. 6 ao 8); sabendo disto, através do Espírito Santo, escreve orientações e exortações ao seu fiel companheiro. Sendo que no capítulo três, traz uma alerta sobre a corrupção nos últimos tempos. Interessante é a forma em que Paulo escreve, pode parecer dura para a compreensão de alguns, principalmente por causa das más qualidades que ele descreve que haveria de existir em algumas pessoas.

Faz necessário esclarecer biblicamente sobre o que seria os últimos tempos/dias; pois existem muitas dúvidas sobre este assunto, por onde sobrevieram muitos mitos também; sendo dessa forma nasceram os “extremos”, tanto desacreditando ou crendo em alguma tradição que ouviram por antepassados, sem realmente terem conhecimentos da verdade; e cremos na Santa e Bendita Palavra de Deus a fonte da verdade. (Mateus 22.29; Marcos 12.24; João 17.17).
Por questão de espaços resumo assim: Da Criação até a Plenitude (Tempo este em que os homens precisavam ter um conhecimento do Deus verdadeiro, tentaram de muitas formas e não conseguiram, até o dia que tiveram a oportunidade de ter um conhecimento Pleno de Deus através de Jesus Cristo, a imagem real do Deus invisível (Gálatas 4.4; Colossenses 1.15). Da Plenitude aos últimos Tempos/Dias (Esta plenitude se resume entre o nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, derramamento do Espírito Santo, a fase áurea da Igreja Verdadeira; assim sendo o começo dos últimos dias (Hebreus 1.1; 1º Pedro 1.20)...) E por fim o último e grande Dia (Chamado também de o Grande Dia do Senhor, Dia da Ira de Deus, Dia do Filho do Homem, Etc. Período compreendido entre o Arrebatamento dos Salvos (1º Tessalonicenses 4. 15 ao 17); seguido pela grande Tribulação (Mateus capítulo 24); Reino Milenial de Cristo na terra (Apocalipse 20. 1ao 6); Juízo final (Apocalipse 20. 11 ao 15); Novos Céus e nova terra e a Nova Jerusalém (Apocalipse capítulos 21 e 22). Queremos falar da segunda fase, a fase que vivemos.

Citamos aqui as palavras de Salomão, que no lugar do juízo havia impiedade e no lugar da justiça havia iniqüidade; a Bíblia descreve este tempo como difícil, de dores e trabalhoso, é o tempo do EGO próprio, é a época da falta de amor para com o próximo (Mateus 24.12: E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará). No mesmo capítulo tema Paulo escreve assim: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2º Timóteo 3. 1 ao 5)”.

Não é de se assustar com a precisão profética bíblica, quem não ouviu e se indignou ao ouvir falar da falta de punição aos criminosos, de corrupção na política, de assassinatos, suicídios, da violência nas cidades, dos terrores nos campos, das fomes, das pestes. Por mais que a ciência se multiplique, mas o Câncer, a Aids e até mesmo um pequeno mosquito de dengue ainda estão acabando com a vida de milhares de pessoas. Os Hospitais lotados, o trânsito sem controle, as drogas cada vez mais ao alcance dos jovens e adolescentes. Enchentes, desmatamentos descontrolados, miséria, guerras, ondas avançando por cima das cidades; Mudança de valores, casamentos e famílias destruídos, Pais que não suportam seus filhos e vice-versa; A falta de interesse pela Verdadeira Palavra de Deus e busca somente por dinheiro e bênçãos; Etc. É o que foi predito por Jesus Cristo: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. (Mateus 24. 4 ao 14)”.


- “Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra”.

Pode então alguém se perguntar como é que Deus sendo um Deus Bom e Justo não tem atentado para o que acontece por aqui? Na verdade Deus tem o conhecimento de tudo isto e chegará a hora em que julgará cada um segundo o que tiver feito nesta vida, ou bem ou mal, porque todos devemos comparecer ante o Tribunal de Jesus Cristo: “Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14. 11 e 12). Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. (2º Coríntios 5.10)”. E o desejo do Senhor Deus é que ninguém seja condenado, antes que se arrependam e vivam eternamente: “Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor JEOVÁ; convertei-vos, pois, e vivei. (Ezequiel 18.32). Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel? (Ezequiel 33.11). Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos. (Atos 17. 30 e 31)”.

Por sua vez diz o salmista Davi celebra no salmo 37: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura... E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos... Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. O ímpio maquina contra o justo e contra ele range os dentes. O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia... Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos. O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre... Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre... O ímpio espreita o justo e procura matá-lo. O SENHOR não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado... Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Mas passou e já não é; procurei-o, mas não se pôde encontrar. Nota o homem sincero e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz. Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos, e as relíquias dos ímpios todas perecerão. Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele”. Já o profeta Malaquias informa que Deus fará diferença entre o Justo e o Ímpio. (Malaquias 3. 13 ao 18).

Amigo, chegará o Dia em que a justiça prevalecerá, o Dia de gozo e de alegria, onde não mais haverá lágrimas, nem pranto, nem dor, nem morte (Apocalipse 21.4).
Perceba que mesmo depois de Jesus profetizar tudo isso, os discípulos ficaram assustados e um tanto temerosos, mas o Cristo de Deus não veio destruir as almas do homens, mas veio salva-los (Lucas 9.56): “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3. 16 ao 18)”; mas os homens até hoje ainda rejeitam tão maravilhosa salvação (João 1. 10,11,12), pois: E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. (João 3. 19 ao 21)”.

Os mensageiros disseram para Ló, quando da destruição de Sodoma e Gomorra: - “Escapa-te por tua vida (Gênesis 19.17)”. E também dizemos isto hoje, escapa-te deste mundo cruel, Jesus Cristo tem escape pra tua vida. A Salvação e a proteção está em Jesus Cristo. O aceite e seja salvo!

Apocalipse 3.11: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Amém

Thiago Rodrigues Teixeira.